Coronel João Luís Freire de Almeida (1919-1992)

Coronel Freire de AlmeidaNo dia 10 de Setembro de 1992 faleceu uma das figuras de maior relevo na história das Artes Marciais em Portugal, o Sr. Coronel de Infantaria João Luís Freire de Almeida.
O infausto acontecimento foi recordado em todos os dojos da União Portuguesa de Budo, de que foi Sócio Fundador, com um minuto de silêncio, tendo sido celebrada missa em sua intenção. Exerceu variados cargos directivos na nossa Associação, onde manteve até ao fim a sua preciosa colaboração como membro da Direcção.
Durante toda a vida, o Sr. Coronel Freire de Almeida foi um cultor do Judo marcial, que sempre defendeu e procurou difundir.
Fundou, no ano lectivo de 61/62, a secção de Judo do Colégio Militar.
A sua vida castrense dividiu-se por Portugal continental, pelos Açores, pela Guiné, de 63 a 65, por Angola, de 67 a 69, e por Moçambique, de 70 a 72. Ao longo do seu extenso currículo militar recebeu inúmeros louvores e condecorações, tendo-se notabilizado, desde o início, pelas suas qualidades humanas e de comando, pelo seu espírito de corpo, pelas suas capacidades profissionais: “Profundamente humano na forma de tratar o seu pessoal, extremamente delicado no seu trato, mas inflexivelmente disciplinado e disciplinador”, possuidor de “notáveis qualidades de dedicação e inexcedível zelo (…) aliados ao elevado espírito militar, lealdade e puro carácter”, pode ler-se na extensa folha de louvores que lhe foram conferidos.
freirealmeida02Quando professor no Colégio Militar, aí fundou e orientou pessoalmente, com prejuízo dos seus tempos livres, a classe de Judo, interessando-se sempre pela boa formação moral e desenvolvimento físico dos alunos.
Quando em campanha militar, sempre se destacou pelo extremo conhecimento das realidades com que deparou, e pelas qualidades do chefe que demonstra com o exemplo, nas muitas e difíceis missões que cumpriu.
Foi agraciado com a Ordem Militar de Avis; foi-lhe concedida a Medalha comemorativa das campanhas em Angola, de 67 a 69; foi condecorado com a Medalha de Mérito Militar de 2ª classe; a Medalha comemorativa das campanhas em Moçambique de 70 e 71; condecorado com a Medalha de Prata de Serviços Distintos com Palma; condecorado com a Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar.
A sua figura de homem ponderado e simultaneamente firme nas suas opiniões permanecerá viva na memória de todos os que tiveram a sorte de com ele trabalhar.